Secretaria Municipal de Saúde

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Unidade Básica de Saúde "Rosalina Ribeiro"

Telefone: (15) 3252-1257 - (15) 3252-1114

Atendimento: Segunda à Sexta, das 8:30 às 17 horas

Endereço: Rua Vereador Ataliba da Costa Avila, nº 68, Centro, Torre de Pedra, São Paulo, CEP 18265-000

Secretária: Isabel Cristina Camargo Proença

Facebook: Torre Saúde

 

 

ASSISTÊNCIA A SAÚDE

Nossa rede está estruturada para prestar atendimento em diversas áreas básicas, sendo elas pediatria, clínica médica, ginecologia-obstetrícia, saúde bucal, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, bem como ao elenco de ações previstas na NOAS, portarias nº 399 e nº 699. Incluem-se aqui o atendimento ao pré-natal de baixo risco, exames ginecológicos, pequenos procedimentos cirúrgicos, puericultura, avaliação e encaminhamento para as especialidades se necessário, entre outros.

A equipe de enfermagem oferece, além da consulta de enfermagem e acolhimento do paciente, vacinação, curativos, retirada de pontos, acompanhamento ao paciente hipertenso e diabético, ações de planejamento familiar, puericultura, coleta de exames, administração de medicamentos. A enfermagem apresenta ainda atuação especifica realizando consulta de pré-natal, puerpério, prevenção de câncer de mama e coleta da citologia oncótica, sendo responsável técnico pelo gerenciamento e supervisão da equipe de saúde e da Unidade.

Uma atribuição comum a todos da equipe é a realização de visita domiciliar por diferentes motivos como o de cadastramento da família realizada pelo Agente Comunitário de Saúde, para levantamento de uma determinada situação, bem como o mapeamento de uma microárea.

É através da visita domiciliar que são realizadas ações de busca ativa, acompanhamento dos casos considerados como risco no território, quer sejam de pacientes acamados, idosos, portadores de agravos crônicos, etc.

O trabalho realizado pela equipe da Unidade de Saúde visa além do atendimento à demanda espontânea e o atendimento ao seu território de responsabilidade, a organizar a atenção a algumas áreas e/ou grupos de população considerados de maior risco ou de interesse epidemiológico através de programas. O objetivo destes programas é de possibilitar adequado controle e avaliação de resultados, como, por exemplo: controle de Hipertensão e Diabetes, Saúde da Mulher (pré-natal, detecção precoce de câncer ginecológico e mama, planejamento familiar), Saúde da Criança (puericultura, imunizações e vigilância ao recém-nascido de risco), Controle da Tuberculose e Hanseníase, assistência farmacêutica.