Carta de Serviços

APRESENTAÇÃO

A Carta de Serviços ao Usuário é o instrumento que informa os cidadãos sobre os serviços prestados pelo órgão público.

Além de disponibilizar os serviços municipais, a Carta tem o compromisso de indicar como o usuário pode acessá-los e quais são os compromissos e padrões de atendimento.

O atendimento ao cidadão na entrega de políticas públicas de qualidade é sempre o objetivo finalístico da Gestão Pública, que deve primar pela modernização, eficiência, excelência e democratização de seus resultados, assegurando o princípio fundamental constitucional da cidadania.

Neste documento, o cidadão poderá conferir diversas informações, entre elas os serviços de seu interesse, a sua descrição e finalidade, as formas de acesso disponíveis e respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentado em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

Além de aproximar a Administração dos cidadãos, a Carta de Serviços ao Usuário tem como objetivo proporcionar mais transparência sobre os serviços públicos oferecidos, simplificar a busca por informações e aumentar a eficácia e efetividade dos atendimentos.

  • Serve para melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos;
  • Divulgar os serviços prestados pelas organizações públicas e seu atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade;
  • Fortalecer a credibilidade e a confiança da sociedade na Administração Pública, a qual preza pela eficiência e eficácia na prestação de serviços ao cidadão.

Nesse sentido, convidamos os cidadãos a conhecer nossa Carta de Serviços e descobrir o que a Prefeitura do Município de Torre de Pedra tem a oferecer.

 

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

Microempreendedor Individual – MEI

Enceramento de atividades – por unidade

Serviço

ABERTURA DE PROTOCOLOS

(PROCESSO ADMINISTRATIVO)

Descrição

Protocolo geral da Prefeitura

Público Alvo

Todos os Munícipes

Como solicitar

De forma presencial, dirigir-se até a sede do Paço Municipal Rua Emídio Dias de Camargo, nº 93, Centro, Torre de Pedra, São Paulo, CEP 18265-000;

Requisitos necessários

Para a abertura de protocolo o requerente deve fornecer, obrigatoriamente:  ‣ documentação exigida e obrigatória à abertura quanto ao tipo de solicitação para a qual deseja abrir o processo;   requerimento de protocolo devidamente preenchido, informando a situação identificada.  O setor de protocolo pode negar a abertura se a documentação apresentada pelo cidadão não estiver completa, de acordo com o serviço público correlato.

Principais etapas

Requerimento dirigido ao setor competente para análise.  

Contato

Telefone: (15) 3252-8000

Taxa

Inexistente

Expediente

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h - das 13h às 17h.

Serviço

ACADEMIAS AO AR LIVRE

Descrição

São vários aparelhos de academia disponibilizados nos bairros para a prática de atividade física.

Público Alvo

Munícipes do Bairro e público em geral.

Requisitos necessários

Não tem

Taxa

Inexistente

Expediente

Período integral

Serviço

BANCO DO POVO

Descrição

O banco do povo é um programa de microcrédito produtivo, que disponibiliza de linhas de credito para o desenvolvimento para pequenos empreendedores.

Público Alvo

Os públicos alvos para solicitar o crédito são empreendedores formais ou informais, incluindo produtor rural, que desenvolvam a atividade produtiva no município, que não possuam restrições cadastrais no SCPC, SERASA e ou CADIN Estadual.

 

Prazo de resposta

Após apresentar toda documentação, para seguir todo tramite de averiguação e aprovação do crédito, sujeito a análise.

 

Requisitos necessários

Para solicitar o crédito o cliente tem que apresentar as seguintes documentações:

Pessoa Jurídica:

-Contrato social e alterações certificado do micro empreendedor individual

-Inscrição de CNPJ  

-Inscrição estadual   

-Inscrição municipal/ alvará  

-Certidão negativa de débitos (CND)  

-Certidão de regularidade do FGTS (CRF) 

 -Certidão do curso do SEBRAE  

-CNH, ou RG e CPF do cliente e cônjuge  

-Certidão de casamento  

-Comprovante de residência  

-Extrato da conta jurídica dos últimos 3 (três) meses

- Comprovante do Imposto de Renda referente a Empresa

-Orçamento do bem a ser financiado

Pessoa Física:  

-CNH, ou RG e CPF do cliente e cônjuge  

-Certidão de casamento   

-Comprovante de residência 

-Extrato da conta corrente  

-Certificado do curso do SEBRAE

-Orçamento do bem financiado 

Ambos têm que apresentar avalista (cliente formal ou informal): 

-CNH, ou RG e CPF do cliente e cônjuge  

-Certidão de casamento 

-Comprovante de residência

-Apresentar os 03 últimos holerites, ou extratos do INSS (caso seja aposentado) ou declaração de imposto de renda da pessoa física.

 

Contato

Telefone: (15) 3252-1494

Taxa

Inexistente

Expediente

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h - das 13h às 17h.

Rua Emídio Dias de Camargo, nº 106, Centro, Torre de Pedra, São Paulo, CEP 18265-000

Serviço

Unidade Básica de Saúde Rosalina Ribeiro

Descrição

Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a AP funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
As atividades desempenhadas pela Atenção Primária são realizadas por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e pelo Ambulatório de Atenção Básica.

Público Alvo

Munícipes em geral, mediante a proximidade com a Unidade Básica de Saúde (UBS) (territorialização)

Prioridade no atendimento

Pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e lactentes.

Como solicitar

Presencialmente na Unidade Básica de Saúde Rosalina Ribeiro, . Rua Vereador Ataliba da Costa Avila, nº 68, Centro, Torre de Pedra, São Paulo, CEP 18265-000.

Requisitos necessários

Apresentação do cartão nacional de saúde, documento com foto e comprovante de residência.

Principais etapas

1) Agendamento de consulta


2) Atendimento presencial: no dia da consulta agendada, apresentar-se na recepção. Haverá tolerância de 15 min de atraso, ademais a vaga será repassada para outro paciente.


3) Pós consulta: todas as orientações pós consultas são realizadas pela equipe local, na sala de pós consulta.

Taxa

Não há

Expediente


Unidade Básica de Saúde "Rosalina Ribeiro"

Telefone: (15) 3252-1257 - (15) 3252-1114

Atendimento: Segunda à Sexta, das 8:00 às 17:00 horas

Endereço: Rua Vereador Ataliba da Costa Avila, nº 68, Centro, Torre de Pedra, São Paulo, CEP 18265-000.

Link

Secretaria de Saúde: torredepedra.sp.gov.br/secretariadesaude

Facebook: Torre Saúde

Serviço

E-SIC

Descrição

Sistema Eletrônico do Serviço de informação ao Cidadão

Lei nº 12.527/2011(Lei de Acesso à Informação)

Público Alvo

Todo cidadão

Como solicitar

O serviço de informação ao cidadão (SIC) é um canal que permite à população solicitar informações públicas de interesse particular, coletivo ou geral, mediante procedimento objetivo, transparente e em linguagem de fácil compreensão.

 Sua finalidade é facilitar o acesso a dados e registros, assegurando o direito fundamental à informação e estimulando a participação da população quanto ao acompanhamento e controle das atividades do governo municipal.

 Logo, qualquer pessoa, física ou jurídica, tem o direito de solicitar e receber informações perante os órgãos públicos, conforme esclarece a legislação:

 O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro no art. 5º inciso XXXIII, bem como no inciso II do § 3 do art. 37 e no § 2 do art. 216 da Constituição Federal de 1988.

 A Lei nº 12.527/2011(Lei de Acesso à Informação), estabelece o direito de acesso dos cidadãos às informações públicas, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado

Principais etapas

O SIC informará um número de protocolo de identificação da sua solicitação. Por meio deste número, você poderá consultar o andamento de sua solicitação acessando seu cadastro no portal ou entrar em contato com o SIC presencial.

Taxa

Inexistente

Expediente

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h - das 13h às 17h.

Link

eouve.com.br/sic

Serviço

DEFESA CIVIL

Descrição

Trata-se de uma equipe com objetivo conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Público Alvo

Todo cidadão

Como solicitar

Através do telefone: (XX) XXXX-XXXX

Taxa

Inexistente

Expediente

Segunda a domingo, 24h.

Legislação

Lei nº 371, de 12 de maio de 2008 – Portaria nº 1.428-2021 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC

 

 

 

 

 

 

 

Serviço

Ouvidoria

Descrição

Tem a competência de receber, encaminhar, acompanhar e dar respostas às reclamações, denúncias, pedidos de informação e sugestões no âmbito da Administração Pública Municipal.

Link

Para utilizar acesse: eouve.com.br/ouvidoria